foto: A Black Friday já se consolidou como um dos eventos mais aguardados do varejo. Este ano, a data cai no dia 25 de novembro e será marcada por uma coincidência inédita: ela acontece na semana de início da Copa do Mundo e estreia da seleção brasileira.
A combinação de dois eventos tão grandes levanta dúvidas sobre quais serão os impactos desse cenário no comportamento do consumidor e nas vendas do e-commerce na ocasião.
Uma pesquisa do Google em parceria com a Offerwise buscou responder esses questionamentos, para que as indústrias possam se preparar para a Black Friday 2022.
Ao longo deste conteúdo, vamos apresentar os principais insights do estudo. Siga a leitura!
1. 66% dos consumidores pretendem fazer uma compra para a Copa
Após dois anos vivendo o cenário de pandemia, os brasileiros estão animados para a Copa do Mundo deste ano e já planejam como aproveitarão esse momento.
86% pretendem acompanhar o mundial e, em preparação para o evento, 66% devem comprar algum produto ou serviço pensando na Copa, seja antes, durante ou depois da competição.
Esses dados revelam a influência do evento esportivo na demanda de consumo, sendo essencial que as empresas adaptem suas estratégias comerciais para ele.
2. TV será um dos produtos mais buscados
Algumas categorias de produtos se destacam na intenção de consumo do brasileiro na preparação para a Copa do Mundo.
Esse é o caso da televisão, sendo que 1 em cada 4 consumidores pretendem comprar uma TV nova para assistir ao evento. Logo após os jogos do Brasil, porém, o interesse pelo aparelho tende a desacelerar.
Outras categorias serão alavancadas durante todo o período da Copa, inclusive após os jogos. Um grande exemplo é a camisa do Brasil, que tem a intenção de compra de 70% dos consumidores.
3. Não será preciso antecipar as promoções de Black Friday
Mesmo com o aumento da demanda de consumo no período anterior à realização da Copa do Mundo, os dados internos do Google revelam que não será preciso antecipar as promoções de Black Friday.
Em 2018, quando aconteceu a última edição da Copa, as buscas por categorias de produtos começaram a crescer apenas duas semanas antes da estreia do Brasil no mundial.
Além disso, 74% dos consumidores afirmam que antecipariam uma compra de Black Friday somente se encontrassem uma promoção tão ou mais atrativa do que eles esperam ter no evento.
Logo, a estratégia de antecipação das ofertas vale a pena somente se for combinada com campanhas de mídia robustas e promoções realmente imperdíveis.
4. Estreia do Brasil não deve impactar a Black Friday
Além da Black Friday acontecer na semana de início da Copa do Mundo, a estreia da seleção brasileira será na quinta-feira pré-evento.
No entanto, essa coincidência não deve ter um impacto significativo no tráfego online. Apesar da distração do jogo, o volume de acessos tende a ser compensado nas horas seguintes.
Sendo assim, uma estratégia interessante é investir em ações ao longo da quinta e da sexta-feira, para garantir um efeito acumulado positivo.
5. Black Friday será mais mobile do que nunca
Por outro lado, a estreia do Brasil na véspera da Black Friday leva a uma mudança na forma de navegação dos usuários. Afinal, é esperado que os consumidores utilizem mais os seus dispositivos móveis enquanto assistem aos jogos.
Dessa forma, é fundamental se preparar para oferecer uma experiência de compra mobile impecável na Black Friday, principalmente durante a virada do evento.
6. Copa do Mundo tem menor influência que a Black Friday
Ainda que a Copa do Mundo seja um evento que influencia o comportamento do consumidor, é importante ter em mente que ele tem uma proporção muito menor que a Black Friday em relação à demanda de consumo.
Os dados do Google referentes a 2018 mostram que a Copa foi responsável pelo maior pico de cliques no período antes da estreia do Brasil.
No entanto, em comparação com a Black Friday, o volume de cliques foi 9x menor, sendo que a categoria de televisores apresentou um comportamento semelhante. Isso significa que, de forma alguma, os negócios devem deixar esse evento promocional de lado.
7. Consumidor está mais exigente este ano
Um ponto muito importante na preparação para a Black Friday e a Copa do Mundo é que, este ano, o consumidor está com o bolso mais apertado. Para se ter uma ideia, a inflação impactou o poder de compra de 2 em cada 3 brasileiros.
Com o orçamento comprometido, os clientes estão mais exigentes em relação às suas compras. 45% concordam que, após as restrições da pandemia, agora podem tomar suas decisões de consumo de forma mais consciente.
Dessa maneira, para garantir que a sua escolha seja o mais certeira possível, eles buscam aquela solução que melhor atenda às suas necessidades.
8. Desejo de compra será potencializado pela junção dos eventos
Mesmo com o orçamento apertado do brasileiro, ainda haverá um aumento do desejo por determinadas categorias de consumo, que será potencializado pela junção da Copa do Mundo e da Black Friday.
6 das 8 categorias que os consumidores mais pretendem esperar para comprar na Black Friday também podem ter aumento de interesse em função da competição: TV, Informática, Eletrodomésticos, Eletroportáteis, Móveis e Esporte.
9. É essencial se diferenciar na Black Friday
Levando em conta que o mercado está cada vez mais acirrado e que o consumidor está mais exigente, é preciso investir em estratégias de diferenciação para ter sucesso na Black Friday deste ano.
Além de preços mais baixos, fatores como frete, informações sobre os produtos e confiança também são considerados na decisão de compra do cliente.
Também é essencial criar formas de se conectar com o consumidor, entendendo as suas motivações de compra emocionais, como inclusão e autoestima, recompensa e evolução pessoal.
Como você pode perceber, a Copa do Mundo terá impactos importantes no comportamento do consumidor na Black Friday 2022. Com os aprendizados que compartilhamos, será possível planejar as melhores estratégias para potencializar as oportunidades de vendas da combinação desses dois eventos.