foto: O WhatsApp é um aplicativo de mensagens bastante usado pelo brasileiro. De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae em 2018, 66% das empresas do estado da Paraíba estão usando o WhatsApp para se comunicar com os clientes e 51% acessa o Facebook.
Esse é um número bastante considerável!
Como utilizar o aplicativo com eficácia?
Vamos te explicar de uma maneira bem fácil como é possível aumentar suas vendas, com pequenas ações através do aplicativo. Vamos lá?
1 - Utilize listas de transmissão. Esqueça os grupos!
O WhatsApp permite o envio de diversas mensagens, para até 256 pessoas diferentes ao mesmo tempo.
Isso é muito bom, pois reduz seu tempo de envio e cria exclusividade para cada consumidor interessado em seu produto/serviço.
Apenas fique atento, pois não é indicado a criação de grupos. A moderação se torna difícil e muitas vezes seu cliente se incomoda ao ser adicionado em algo que ele não solicitou.
Além disso, é importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.
2 - Utilize o WhatsApp Business
Torne o WhatsApp Business um aliado em suas vendas e interação. Essa versão do app é voltada para empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte.
Por isso, é possível contar com diversas funcionalidades que trazem facilidades: a possibilidade de uso do telefone fixo para registro, interface diferenciada que faz sugestões de mensagens automáticas como resposta e até mesmo métricas que auxiliam nas estratégias de futuras vendas.
3 - Organização é a palavra!
Como você utilizará o aplicativo para gerir muitos contatos, o ideal é manter toda organização possível para que a busca se torne facilitada.
Dica: Renomeie os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio. Esse ato facilitará o agrupamento, como um exemplo, de quem consome/interage mais com seu produto/serviço.
4 - Sem resposta? Jamais!
Pense conosco: quando você interage com alguém, tudo que você espera é uma resposta e que seja rápida e clara.
Isso também se aplica as empresas. Seu consumidor espera que você interaja de uma forma clara e rápida, com todas as informações que ele solicitou.
Caso acredite que não conseguirá respondê-lo da melhor forma no momento, avise-o que está ciente, que irá conferir as informações e assim que as tiver, voltará o contato.
Deixar seu cliente esperando é algo que deve ser evitado!
5 - Recompensas Digitais
As recompensas são estratégias muito interessantes para obter o leads. Funciona da seguinte forma: você pode criar páginas de captura (Landing Pages) e oferecer materiais ricos como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras. Geralmente, esses conteúdos oferecem valor ao cliente.
Mas, para que ele tenha acesso, o cliente terá que cadastrar um pequeno formulário com campos de dados. Eles podem solicitar nome, e-mail e o mais importante, neste caso, o número de telefone.
A partir daí, é mais um potencial cliente que deve ser nutrido com informações relevantes.
6 - Faça um link direto para seu WhatsApp para divulgação
Como você viu, é importante ter um número exclusivo e empresarial para melhor gestão. A partir daí, é possível realizar a divulgação para o maior número de pessoas possível.
Sabe uma boa forma de fazer isso: gerando um link que ao clicar, ele redirecione para uma janela automática direta em seu contato.
Para fazer, use o seguinte endereço, substituindo os zeros pelo seu número, com o DDD: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000.
Sabe o que também é interessante fazer? Use esse link para as mídias sociais ou qualquer outra plataforma que seu público utilizar.
Esse recurso é muito prático e sempre oferece um canal aberto.
Fonte: Sebrae