NOTÍCIAS

19/01/2022 23:01:40
Como cuidar da inadimplência, sem ter dor de cabeça
foto: foto:

 Um problema comum enfrentado por gerentes de lojas ou empresários é o atraso dos pagamentos e a alta inadimplência. Especialmente nos últimos anos, com a retração econômica provocada pela pandemia da covid-19, manter as dívidas em dia se tornou um verdadeiro desafio para muitos consumidores. E, na ponta de toda essa cadeia, a saúde financeira das empresas acaba pagando o pato. Você está passando por esse problema?

 
É preciso ação e disciplina para recuperar as rédeas do seu negócio, mas organizar débitos, alimentar sistemas, entrar em contato com o cliente diversas vezes e enviar campanhas para renegociação são atitudes que demandam tempo e dinheiro  que muitas vezes poderiam ser melhores aplicados em outras ações. Investir de forma inteligente em ferramentas que previnam e reduzam o risco de perdas financeiras pode ser a melhor solução. Sistemas, como o SPC BRASIL , apresentam histórico de inadimplência do CPF consultado, além da pontuação de SCORE , onde o consumidor é pontuado a partir de todo seu histórico de compras e pagamentos. O sistema também permite a negativação de maus pagadores. E o melhor: os registros destes duram cinco anos e a informação é compartilhada com diversas empresas que também usam a mesma ferramenta para consulta.
 
Apesar de inúmeras formas de pagamento disponíveis no mercado, o crediário ainda é uma excelente aposta para atrair o consumidor às novas compras. Nestas transações, nem sempre é possível prever se o pagamento realizado pelo cliente será efetuado no tempo correto. Por isso, o SPC Brasil apresenta formas de prevenir os danos e reduzir significativamente os índices de inadimplência. Sua operação fica mais segura e rentável.
 
Negocie sempre que possível
 
Dados de bureaus de crédito apontam que somente o Estado de Goiás conta com mais de 2 milhões de pessoas inadimplentes que desejam quitar suas dívidas para realizar novas compras. Com a retomada econômica, a expectativa é de que o consumidor aproveite oportunidades de negociação para ter crédito em compras futuras. Você sabe quais são os principais motivos que levam o cliente a querer negociar o que deve?
 
  1. Aproveitar a entrada de dinheiro extra e a movimentação da economia;
  2. Resolver as inadimplências para ter crédito na praça em outras compras;
  3. Agilizar a negociação para evitar prolongamento das dívidas.
 
Negocie de forma eficiente e tenha resultados positivos
 
Quer aumentar a sua receita com o recebimento das dívidas dos inadimplentes, mas não sabe por onde começar? Veja o passo a passo:
 
• Realize um levantamento dos seus clientes inadimplentes mais antigos, analisando o histórico de forma cronológica;
• Crie múltiplos canais para se comunicar com seu cliente.
 
Como fazer?
  • Mantenha um contato regular com o inadimplente e desenvolva um relacionamento de confiança;
  • Vantagens na negociação são bem-vindas: Ofereça descontos e flexibilize os juros e as multas, avaliando sempre o tempo da inadimplência;
  • Atenção ao registro: Ao realizar o acordo com seu cliente, retire imediatamente a negativação do sistema SPC BRASIL;
  • Trabalhe técnicas de abordagem eficientes pelos canais mais usados pelos clientes;
  • Ofereça alternativas para o pagamento da negociação, como cartão de crédito, boleto, pix ou reparcelamento;
  • Ao renegociar, crie um contrato dessa nova etapa. Saiba os tipos de acordo que podem ser realizados.

 

Outras Notícias