foto: “Ô abre alas, que eu quero passar!”. E o tempo está passando como nunca. Mas e você, já preparou sua loja, seu negócio para receber o clientes no clima festivo?
É preciso se planejar para incrementar os estoques e promover ações que despertarão nos clientes a necessidade de compra não apenas por aqueles itens sazonais da data. Confira algumas dicas para te ajudar nisso. Vamos lá!
Ambiente festivo no Carnaval
A decoração é o ponto de partida para remeter os clientes à data. Independente do que se pode investir na customização da loja, pense em usar adereços e peças que destaquem principalmente as ilhas ou setores onde as vendas precisam ser impulsionadas. As categorias de itens mais vendidos na época merecem essa atenção.
A categoria de bebidas, especialmente cervejas, tem um crescimento expressivo de vendas durante o carnaval, assim como o setor de açougue. Lembre-se nisso na hora de decorar e destacar os segmentos.
Mais do que usar itens decorativos, vale também a ambientação com música típica de carnaval e até uso de fantasias ou adereços por parte dos funcionários para que o ambiente fique o mais festivo possível.
1. Uma imagem vale mais que mil palavras
Carnaval é sinônimo de alegria, festejos, colorido, alto astral e o negócio precisa passar essa imagem para que os consumidores se sintam no clima. A decoração precisa remeter à data, mas com equilíbrio. A primeira questão a se pensar é no tema seja ele tradicional – com fitas, serpentinas, peças em glitter, máscaras e confetes – ou mais personalizado com uma decoração específica de máscaras e/ou fantasia. Leve em consideração o perfil do público-alvo e a identidade visual da loja.
2. Tô sem dinheiro para investir. Como faço?
Às vezes acumular gastos com decoração temática para a loja não é uma realidade para a maioria dos pequenos e médios varejistas, principalmente em início de ano quando o planejamento financeiro ainda vem sendo traçado. De qualquer forma, há inúmeras opções para se fazer uma boa decoração poupando o bolso.
Se você conseguiu guardar as decorações dos anos anteriores reutilize esses materiais e componha um ou outro item. Adereços carnavalescos também podem ser adquiridos em lojas de festas a preço de custo e até pela internet com valores mais acessíveis.
3. A vitrine
Não se pode esquecer de preparar uma vitrine temática e harmoniosa. A decoração da fachada pode ou não contar com adereços de Carnaval, a depender do estilo escolhido para a exposição.
Antes de pensar na decoração, veja quais são os itens que merecem destaque para a data e como pretende compô-los na vitrine. Depois é a hora da customização e com criatividade, porém sem exageros. Tudo é válido.
Coloque alguns enfeites e um bom jogo de cores. A época remete a inúmeras colorações simultâneas, mas nada impede de a decoração seguir uma única paleta de cores.
Outra alternativa é colar adesivos ou fazer pinturas no vidro da vitrine para atrair ainda mais o olhar do cliente. Ainda é possível criar um cenário e clima ideais com jogo de iluminação, durante a noite principalmente.
Ofertas puxam as vendas no Carnaval
Realizar ações promocionais seja com descontos em produtos ou oferecimento de vantagens na forma de pagamento é uma saída muito boa para impulsionar o faturamento da loja. Foque em produtos que tenham boa margem de lucro e também nos sazonais. Uma ideia é dar aquela boa avaliada no estoque e movimentar os produtos com prazo de validade mais próximos, por exemplo.
Após definir as ofertas, espalhe cartazes e anúncios pela loja para convidar o consumidor a seguir até a categoria com promoções. Importante ainda divulgar os preços em panfletos ou outros canais de comunicação, digitais ou não.
Frete grátis, alternativa para ganhar o cliente
Para os mercados que vendem via e-commerce ou até mesmo realizam as entregas das compras feitas na loja física precisam estar conscientes que a ação “frete grátis” atrai a clientela. Além de chamar mais clientes para o supermercado, é um meio de alavancar a taxa de conversão da loja.
Abasteça o estoque
Por fim, não se esqueça de verificar o estoque para não correr o risco de ruptura nas gôndolas. Veja quais são os itens em falta e faça o abastecimento dos produtos. Foque principalmente nos itens com maior saída no Carnaval.
Atendimento no Carnaval
O atendimento precisa condizer com o clima da loja. Além de todas as orientações básicas e treinamentos de venda junto aos colaboradores, vestir fantasias ou colocar alguns adereços podem ser uma forma bem divertida de agradar a clientela.
O atendimento personalizado é um caminho de influenciar na decisão de compra do consumidor. O ideal é que a equipe de vendedores esteja distribuída em pontos estratégicos da loja deixando que o ambiente fique mais agradável e a abordagem a mais espontânea e simpática possível.
Os vendedores também precisam estar alinhados no discurso para destacar os produtos sazonais da época e saber informar sobre as ações promocionais que, por ventura, ocorrerão com algumas categorias como bebidas e alimentos, que são o carro-chefe para a data no varejo alimentar.
Fonte: Vitrine do Varejo