Arapiraca atualmente é considerada a capital metropolitana do agreste e para muitos, o “Eldorado” para empreendedores. Uma coisa é certa, as atenções dos empresários dos setores comercial e serviços, quanto os do setor rural, estão voltadas para este município com mais de duzentos mil habitantes.
A bola da vez é um segmento que ao longo dos anos cresce silenciosamente, mas de forma significativa. O que há algum tempo era apenas um “hobby” para os fins de semana, passou a ganhar proporções maiores com o aumento de adeptos à prática da montaria. Cavalos de várias raças e mulas passaram a fazer parte do plantel de animais em Arapiraca despertando além da paixão pela equinocultura, o empreendedorismo neste setor com a implantação de haras no município, e da criação da Associação dos Criadores de Sela de Arapiraca – ACESA.
Em pouco mais de dez anos a tropa passou de vinte animais para quatrocentos e cinquenta devido ao investimento de criadores em cavalos, e de muares com melhor comodidade de sela para grandes ou pequenas cavalgadas. Uma das raças que ganhou inúmeros simpatizantes foi o Mangalarga Marchador, que devido ao seu temperamento ativo e dócil conquistou cavaleiros e amazonas de várias faixas etárias.
A expansão da equinocultura e, principalmente, o olhar diferenciado para o Mangalarga Marchador e os Muares traz para a capital metropolitana do agreste o “1º Shopping Amigos do Marchador” e o “1º Encontro de Muleiros de Arapiraca”, que acontecem no período de 20 a 21 de abril, na sede da ACESA.
O evento contará com a comercialização de 25 lotes de Mangalarga Marchador “puro de origem”, vindos de haras dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas. Segundo o organizador e coordenador do evento, Fábio Dickson, o grande diferencial do “1º Shopping Amigos do Marchador” está na forma de aquisição dos animais através de parcelamento em até 14 vezes.
O que fica nas entrelinhas deste evento pioneiro na “Terra de Manoel André” é que o sonho de comprar um cavalo “puro de origem” com certificação deixou de ser apenas para aqueles que possuem sítios, chácaras ou fazendas com baias. A aquisição e manutenção destes animais tornou-se mais fácil com o crescimento da demanda de locais especializados, que assim como a ACESA, oferecem condições para o manejo correto, higienização, alimentação e tratamento para evitar o “estress” destes que são mais do que simples animais para o lazer, são verdadeiros investimentos financeiros sob quatro patas.
Outra novidade que o evento traz para os arapiraquenses é a prova de “Marcha Picada” - trinta garanhões e cavalos castrados de várias localidades já estão inscritos, além de dezoito mulas. Exposição de caminhonetes das melhores marcas nacionais e importadas também fará parte do mix de estandes abertos à visitação. Com o intuito de deixar uma mensagem de responsabilidade social os organizadores do “1º Shopping Amigos do Marchador” e “1º Encontro de Muladeiros de Arapiraca” reverterão toda a renda da venda dos adesivos que darão acesso ao evento - com direito a estacionamento do veículo - para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, APAE/Arapiraca.
Uma coisa é certa, a contagem regressiva para o início dos eventos já começou para muitas pessoas que apostam e investem neste nicho de mercado.
Os adesivos para acesso ao evento - com direito ao estacionamento de veículo - já estão à venda no Empório Mineiro, na rua Brasília 366, no valor de R$ 5,00.
Mais informações sobre o evento pelos telefones 3522.5866 / 9994.7787 (Tim), com Fábio Dickson.