12/06/2013 15:41:33
Arapiraca ganha projeto de urbanização
foto: Portal 96foto: Portal 96

Com a finalidade de trazer novos recursos e projetos de geração de emprego e renda para Arapiraca, a prefeita Célia Rocha (PTB) viajou para Brasília, onde visita vários ministérios.

Acompanhada do senador Fernando Collor de Mello, foi apresentado um grande projeto de infraestrutura e urbanismo à ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

O projeto elaborado pela equipe da prefeitura de Arapiraca vinha sendo cobrado pelo senador - que prometeu defender e acompanhar a liberação de recursos em Brasília – e envolve toda uma grande obra estruturante, inclusive viária, no entorno do Lago da Perucaba.

A área deve ser transformada numa ampla área de convivência para a população e criando alternativas para melhorar o trânsito da cidade, lazer para a juventude e preservação ambiental.

“Esta é uma das iniciativas mais importantes não somente para Arapiraca, mas para Alagoas, com que nos brinda a prefeita Célia Rocha. Reúne em um só projeto a melhoria da mobilidade urbana, instrução e lazer para a juventude, preservação do Lago da Perucaba, além do bom gosto urbanístico”, afirmou Collor.

Na mesma audiência o senador alagoano, que é presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, pediu a ajuda da ministra Miriam Belchior para buscar a unificação de critérios utilizados pelos ministérios do Turismo e das Cidades na aprovação de projetos, de forma a facilitar a execução, por parte da Caixa Econômica Federal, evitando paralisações desnecessárias e altamente prejudiciais ao andamento e ao custo das obras.

Empregos

De acordo com a programação, a prefeita terá encontros nos ministérios do Trabalho e das Comunicações.  Como ponto de pauta, Célia Rocha fará gestões para fortalecer o Projovem Trabalhador, que visa preparar os jovens para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.

Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo.

A agenda da prefeita também inclui uma visita ao Ministério das Comunicações, para que seja utilizado ainda mais de forma eficaz o Telecentro, cujo programa tem como objetivo a capacitação e a inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Segurança

Outra agenda importante da prefeita Célia Rocha reserva um encontro com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Mikki.

A reunião tem como ponto principal o programa Juventude Viva, que inclui ações de inserção social e de combate à violência contra jovens negros, como também a discussão de projetos para fortalecer as ações de segurança pública no município de Arapiraca.

A presença de Célia Rocha, em Brasília, ainda prevê visita ao Ministério da Saúde, e encontros com representantes da bancada federal, a exemplo dos senadores Fernando Collor (PTB) e o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB).

Fonte: Portal 96