O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, anunciou, nesta quarta-feira (6), a inclusão de Alagoas no Plano de Expansão de Cursos de Nível Superior, com a oferta de mais 80 vagas para o curso de Medicina na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Serão mais 20 vagas para Maceió e, como novidade, a oferta de 60 vagas para o campus de Arapiraca.
O anúncio foi comemorado pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB), que destacou o empenho da ex-reitora Ana Dayse Dórea; do senador Renan Calheiros (PMDB) e da deputada federal Célia Rocha (PTB), juntamente com toda a bancada federal de Alagoas em Brasília, bem como do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/AL), Emanuel Fortes.
Sonho
A implantação do curso de Medicina em Arapiraca é um antigo sonho que era acalentado há várias décadas.
No ano de 2009, durante solenidade de ampliação do campus de Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa aproveitou o momento para entregar um ofício, na época, à reitora Ana Dayse, solicitando estudos para implantação do curso de Medicina.
O senador Renan Calheiros estava presente e confirmou empenho para viabilizar o projeto em Brasília, mais precisamente no Ministério da Educação.
Desde sua implantação, no ano de 2006, o campus da Ufal em Arapiraca vem passando por um processo de ampliação, facilitando o acesso de centenas de jovens agrestinos ao ensino superior. Atualmente, o campus oferece 11 cursos para cerca de 3.500 alunos de várias regiões do interior de Alagoas.