foto: Costume é mais recorrente entre as famílias da classe C. Segundo especialistas, com a
ampliação do poder de compra, o brasileiro passou a adquirir novos hábitos de consumo
Conhecidos como templos do consumo, que despertam desejos em mulheres e
homens de qualquer idade ou classe social, os shopping centers perderam espaço
para os supermercados como o lugar onde as pessoas mais fazem compras por
impulso. Segundo levantamento encomendado em junho pelo Serviço de Proteção
ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
para avaliar como o brasileiro lida com as ferramentas de crédito, 34% dos
entrevistados admitem gastar mais do que o planejado quando estão em
supermercados contra 25% em shopping centers. As lojas online, como ecommerces e sites de compras coletivas, apareceram em terceiro lugar, com 19%.
De acordo com o estudo, as compras sem planejamento nos supermercados são
uma prática comum na maior parte das classes sociais, mas demonstram ser mais
recorrentes entre as famílias da classe C. Em cada dez entrevistados da classe C,
pelos menos quatro responderam que são mais impulsivos nos supermercados
contra 29% dos consumidores das classes A e B. Os shopping centers são
responsáveis pelas compras por impulso para 27% dos entrevistados das classes A
e B enquanto que na classe C o percentual é de 22%