Nesta terça-feira (01), a cor rosa que simboliza o dia mundial de combate ao câncer de mama coloriu os departamentos da Secretaria Municipal de Saúde .
Denominado de Outubro Rosa, o lançamento da campanha municipal aconteceu na Praça Bom Conselho. Para chamar a atenção de quem passava pelo local, educadores da Escola de Circo Municipal, caracterizados de palhaços realizaram malabares utilizando monociclos e perna de pau.
A equipe técnica da secretaria municipal de saúde distribuiu panfletos com informações sobre a prevenção, diagnóstico e o tratamento do câncer de mama e do colo de útero. Quem passava pelo local e ainda não havia realizado mamografia e exame citológico recebeu um encaminhamento para uma unidade de saúde mais próxima de seu bairro. Com a orientação dos agentes de transito, organizando o fluxo de veículos, a equipe da secretaria de saúde realizou adesivagem nos carros que passavam pelo Largo Dom Fernandes Gomes.
A coordenadora do Programa Saúde da Mulher no município, Pollyana Patrícia, informou que durante todo o ano são realizadas ações de combate ao câncer de mama , mas durante o mês de outubro essas ações são intensificadas com o objetivo de despertar na população a importância de identificar um diagnóstico precoce para ter melhores resultados no tratamento.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer , INCA , a estimativa de novos casos de câncer em Alagoas durante o ano passado foi de 440 novos casos de câncer de próstata, 280 de colo de útero e 440 casos de câncer de mama.
O secretário municipal de saúde, Ubiratan Pedrosa, esteve presente no lançamento da campanha e ressaltou que no ano passado foram realizadas em Arapiraca, quase 9 mil mamografias (8.832) e cerca de 18 mil citologias(17.234). “ Esse número ainda é pequeno, pois muitas mulheres não sabem que a partir dos 40 anos elas tem direito de realizar a mamografia a cada dois anos” afirmou Pedrosa.